segunda-feira, outubro 17, 2005

 

Liturgia

Liturgia - do grego lit + erguem.Lit vem de Laos, Povo. Erguem quer dizer fazer, criar, produzir. Quer dizer então uma acção em favor do povo.

Era uma palavra que já existia na linguagem profana em grego e foi adaptada pela Igreja aquando da Tradução dos LXX (quando a Sagrada Escritura é traduzida do Hebraico para o Grego). Na linguagem profana havia liturgias cíclicas ou extraordinárias. Cíclicas eram, por exemplo, os Jogos Olímpicos - eram acções em favor do povo que aconteciam de tempos a tempos. Liturgias extraordinárias - quando havia uma guerra e duas ou três das famílias mais poderosas se uniam para defender a cidade- eram acontecimentos pontuais.

O termo liturgia utilizado na religião designa então uma acção a favor do povo, dirigida a Deus e levada a cabo por homens para tal designados e segundo um ritual próprio pré-estabelecido. Começa a ser um termo técnico.

Agora tenho de ir almoçar, depois vou contar resumidamente a evolução da Liturgia ao longo destes dois milénios!
Não percam o próximo episódio porque nós...também não!!
Bjs e abrçs

Comments:
Olá Duarte,
Gostei Mt de Te ver em Fátima e de ver k taz Animadíssimo. Fizeste mt falta na Peregrini. Lá tive Eu k Rezar o Terço c o "Menino Fonseca" ;)
Beijos
Bunny
 
Ah, finalmente aprendemos algo! Muito interessante, mas quero saber mais. Agora tenho aulas de Latim, já lhe tinha dito? Muito giro. De qualquer maneira, tenho já uma data de coisas para decorar, e soube que o latim que estudo na Fac. Letras não tem nada a ver com o latim liturgico ( of course, falo da pronuncia...). Vá actualizando que gosto imenso do seu blog! Beijinhos grandes para si Duder!
 
Padrinho, ensina-nos...

Trifurcação forever!!!

Abraço Senza (6 meses)
 
DUDU... aguardo... estás atrasado na explicação...;)

Um grande abraço Senza (6 meses)
 
so voltando à historia do sal, está me a querer parecer que temos uns seminaristas mais espirituosos do que estava a querer parecer! é belo de se ver! ( ler,fazendo disto um poema com rimas sff)

dudu quero aprender mil! ensine-nos tudo o que puder! =)

trifurcação, mts beijinhos com saudades
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?